foto na casa da taniaEu tento achar que a minha Mente não mente pra mim ..Mas… Outro dia estava eu doida, procurando meus óculos que uso para ficar olhando a telinha do notebook e não os achava, revirei minha bancada de escritório , fui ao banheiro, cozinha e quando cheguei ao quarto, perguntei ao Herondy: _Papi..por acaso você achou e guardou meus óculos? Já que costuma fazer isso sempre né? Ele me olhou com surpresa e disse… _Não é esse,  que está pendurado no seu pescoço?

Ele me abraçou, com pena de mim  e como sempre, morremos de rir; Então… Estas coisas acontecem… não é? Principalmente quando um dos nossos personagens de desenhos animados mais querido é a… Dory ………..dory fotoshop

Mas ontem novamente eu estava procurando por eles ‘os óculos e eu  já tenho 3 óculos, um para cozinhar, outro para o computador e outro para ler letras minúsculas …Desta vez estava a cata do óculos mais novo, para letras miúdas.

Mais uma vez, estava eu pela casa toda, revirando tudo e nada de achar os óculos…Aí perguntei a Juliana minha filha: _ Ju…você viu os óculos cinza da mamãe?…Ela me olhou como o mesmo espanto do Herondy e disse: _ É ruim heinnn… Foi quando  vi que  eu já estava com os óculos no rosto!!… Eu estava enxergando tudo… ‘COM ELES!

Gente… novamente eu ri muito…mas tenho que dizer que  na mesma hora, pensei na  famosa frase que a cantora americana CHER disse em uma entrevista de televisão;

“Envelhecer é uma Merda!”

…Mas não é mesmo?…Caramba!…E estas coisas estão me acontecendo mais vezes do que eu gostaria; Às vezes saio de um espaço, para ir buscar alguma coisa em outro canto e quando eu chego lá, já não sei mais o que eu estava buscando; Aí, não deixo por menos, fico ali parada, fazendo minha mente ir buscar lá dentro dela  o objeto procurado e só saio dali, quando consigo… Afinal, preciso forçar a me lembrar…Poxa…Como assim? Será que eu estou ficando velha??? …Eu sei que devemos levar sempre na brincadeira  estas nossas falhas corriqueiras… Mas… por precaução, corri ao Dr Google… Para saber se isto era falha da mente por envelhecimento, ou prenuncio de coisa mais seria… Então encontrei alguns  sites com artigos falando sobre estas diferenças , que  agora passo, para que vocês leiam….( eu  modifiquei a ordem das explicações)…É bom sabermos…para ficarmos ‘espertos’.

Extraído do: Site da Terceira Idade »Postado em terça-feira, 25 set 2012 Por Editor.

Saiba diferenciar Alzheimer e envelhecimento  –

A Alzheimer Association, nos Estados Unidos, desenvolveu este teste para ajudar a diferenciar sinais normais da idade com o mal de Alzheimer.

Esquecimentos, mudança brusca de humor e falta de iniciativa exigem atenção. Confira os sintomas:

Perda de memória
Não se assuste: confundir nomes e compromissos ocasionalmente é normal.

O que é preciso prestar atenção, na verdade é se a pessoa esquece coisas com mais frequência e fica incapaz de relembrar o assunto posteriormente. Esquecer informações aprendidas recentemente é um dos primeiros sintomas da doença.

Dificuldade para realizar atividades rotineiras
Esquecer ocasionalmente o que você ia dizer ou o que você ia fazer é normal.

Portadores de Alzheimer têm dificuldade para planejar e completar tarefas do dia a dia, como preparar uma refeição, fazer uma ligação ou jogar um jogo.

Problemas com pensamento abstrato

Achar difícil decifrar ou desenvolver uma fórmula matemática é normal;

Mas dificuldade acima do comum para realizar raciocínios mentais, como esquecer para que servem os números ou como devem ser usados, é outro sinal da doença.

Errar o lugar as coisas
É normal colocar as chaves do carro ou carteira em lugar estranho de vez em quando;

Mas pessoas com Alzheimer podem errar o lugar de coisas usuais. Por exemplo: colocar o ferro de passar no freezer é um sintoma comum da doença.

Mudanças de humor e comportamento

Com o passar dos anos, é normal ocorrer alguma mudança na personalidade. Fique atento se a transformação for mais severa que o usual; A rápida alternância de humor e comportamento também é um sinal da doença; Pacientes mudam de humor muito rápido e sem motivos aparentes. Eles podem ir de um estado calmo ao depressivo e raivoso em pouco tempo; A personalidade de pessoas com Alzheimer pode mudar drasticamente. Elas se tornam confusas, desconfiadas, medrosas ou dependentes de um membro da família.

Esquecimentos
Pacientes com Alzheimer podem se esquecer de onde estão e de como chegaram até determinado local. Além disso, perder-se na própria vizinhança ou esquecer o caminho de casa são lapsos comuns entre os portadores da doença.

Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal
Vestir-se de forma inapropriada, com várias camadas de roupa em dias quentes ou pouca vestimenta em dias frios pode ser um sinal de que o cérebro não vai bem. Pacientes de Alzheimer mostram pouca capacidade de julgamento, como doar alta soma de dinheiro sem motivo específico.

 Perda de iniciativa nas atividades
As pessoas com Alzheimer tornam-se muito passivas. Ficam, por exemplo, horas em frente à TV, dormem mais do que o normal e, normalmente, não têm disposição para realizar tarefas usuais.

Problemas com a linguagem
Esquecer palavras simples, substituir palavras comuns e usuais, dificultar a forma de falar ou escrever pode ser um sinal da doença. Por exemplo: um portador do problema não consegue encontrar a escova de dente e, ao invés de perguntar “onde está minha escova de dente?”, perguntaria “onde está o objeto de limpar a boca?”.

 Dicas Para Conservar A Mente Saudável :

 – Use o relógio de pulso no braço contrário;
– Escove os dentes com a mão contrária da de costume;
– Ande pela casa de trás para frente;  (na China as pessoas treinam isso em parques)
– Vista-se de olhos fechados;
– Estimule o paladar, coma coisas diferentes;
– Veja fotos de cabeça para baixo;
– Veja as horas num espelho;
– Faça um novo caminho para ir ao trabalho.

A proposta é mudar o comportamento rotineiro!

Vou fazer estes exercícios, pois tudo o que se pode fazer , para  se ter uma Mente saudável, é válido…E como!

dory2

beijos da jane

 

——————————————————————————————————————
*O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que ataca o cérebro e provoca a perda das funções cognitivas, como memória, capacidade de orientação no tempo e/ou espaço e capacidade de planejamento. O problema tem início com alterações na memória e avança progressivamente até a dependência total do paciente.
Porém, os sintomas do Alzheimer vão além do simples esquecimento do dia a dia. Portadores da doença têm dificuldade para se comunicar, aprender e raciocinar. Essas mudanças impactam o trabalho e atividades sociais e familiares.
*Como a doença é difícil de diagnosticar é fundamental que pessoas com mais de 60 anos procurem um médico para entender melhor os sintomas. A descoberta precoce é a chave para uma melhor qualidade de vida e controle da doença.